O sistema músculo-esquelético é o elemento chave que promove a saúde íntegra do nosso organismo. A osteopatia reconhece no corpo de cada um a capacidade para a auto-cura. A palpação e o toque são vitais para detectar deformidades/disfunções do paciente e providenciar cuidados efectivos de tratamento.

Conceito Osteopático

O corpo humano é um organismo único, uma peça única.

O osteopata enfatiza todo o sistema do corpo, incluindo o sistema músculo- esquelético operando num único elo, disfunções num único sistema podem comprometer funções de outros sistemas e por ai adiante em cascata.

Ao reconhecer esta relação próxima entre corpo-estrutura e funcionamento orgânico, o osteopata tem a capacidade de tratar o paciente num todo.

Aplicação na prática

O osteopata segue um conceito holístico de tratamento, ou seja uma abordagem de cuidados de saúde que visiona cada parte do paciente como um todo.

O osteopata não só reconhece a interdependência de todas as partes desta complexa maquina – que é o corpo humano – mas também consideram o status mental e emocional de cada um.

Em suma, o osteopata presta atenção a todo o ambiente envolvente em que o paciente se engloba, identificando quais os factores que estão em desequilíbrio, corrigindo-os e devolvendo assim o equilíbrio e o bem-estar do paciente.

Aplicação Prática

  • Fasceíte plantar

  • Lombalgia (dor na coluna lombar)

  • Dor ciática

  • Artrose

  • Tendinites

  • Epicondilites

  • Hérnia discal

  • Artralgias (dores articulares)

  • Dores no pescoço e nos ombros

O que esperar na 1ª Consulta de Osteopatia?

A primeira consulta de Osteopatia, é por norma mais demorada que as seguintes. O Osteopata vai recolher uma série de informação sobre o paciente (anamnese), se possível acompanhada de exames complementares de diagnóstico (raio x, ressonância magnética, TAC, ecografias, etc…) que o paciente deverá se acompanhar.

O osteopata realizará em seguida alguns testes (físicos, osteopáticos, força, etc…) ao paciente, de forma a atingir um diagnóstico osteopático.
Atingido o diagnóstico osteopático, o osteopata iniciará então o tratamento mais aconselhável ao paciente.

Geralmente é passado ao paciente, alguns cuidados ou exercícios para realizar em casa, de forma a solucionar o seu problema o mais rápido possível.